enpt

Empresa

FACOTIL – Fabrica de Colas e Tintas, S.A. certificada de acordo com a Norma NP EN ISO 9001:2008

Empresa de raiz familiar com dimensão de uma PME, constituída em 1986.

A sua actividade industrial na fabricação de tintas, vernizes e colas teve inicio na empresa mãe (SPD – Sociedade Portuense de Drogas, S.A.) fundada em 1953 e, posteriormente, continuada pela FACOTIL.

A unidade industrial e sede da empresa estão implantadas numa área total de 70.000 m2, dos quais cerca de 25.000 m2 são cobertos, propriedade do grupo SPD, localizado em Gondomar (cerca de 10 Km da cidade do Porto).

Em 1997, a FACOTIL iniciou a produção de tintas em pó termoendurecíveis, tendo atualmente uma capacidade de produção instalada de, aproximadamente, 1.800 ton/ano.

Em 1998 obteve a homologação da licença de marca qualidade ”Qualicoat” para os produtos “tintas em pó termoendurecíveis”. Continuando e reforçando a sua política da qualidade, a FACOTIL atinge em 2003 o estatuto de empresa com certificação do Sistema de Gestão de Qualidade, segundo a norma ISO 9001:2000.

Em 2005 inicia também a sua atividade industrial em Angola, com uma unidade de fabricação de tintas, vernizes e colas, localizada em Luanda.

Em Dezembro de 2010 a FACOTIL adquiriu uma unidade industrial de produção de telas asfálticas de impermeabilização e produtos de base asfáltica, localizada em Avintes (Vila Nova de Gaia).

Os produtos fabricados pela FACOTIL são comercializados com a marca “TRIUNFANTE” e destinam-se, principalmente, ao sector profissional e do grande público.

Os principais utilizadores dos produtos TRIUNFANTE são, no sector industrial, a construção civil, madeira, mobiliário e metalomecânica média, não só do mercado nacional mas também na exportação para Espanha, França, Alemanha e países Africanos de língua portuguesa.

Com o objetivo de respeitar e preservar o meio ambiente continuamos a apostar em novos produtos de tecnologias mais limpas, nomeadamente nas áreas das tintas em pó, aquosos e base solvente de altos sólidos (baixo teor em COV).

POLÍTICA DA QUALIDADE

A Política da Qualidade é definida pela Administração e estabelece o compromisso, extensivo a toda a organização, em:

– Cumprir com os requisitos legais, regulamentares e normativos aplicáveis, nomeadamente da NP EN ISO 9001;

– Promover a formação/informação aos colaboradores, adequada à sua função e visando a sua motivação e envolvimento;

– Cumprir com os requisitos acordados com o cliente (produtos e serviços);

– Ter em consideração todas as necessidades e expectativas das partes interessadas.

Os vectores referidos anteriormente contribuem para o comprometimento com a rentabilidade da empresa e para a melhoria contínua do seu SGQ.